Review: 1.08 “The Strangled Heart”

Amém?
Já disse isso outras vezes, mas irei reforçar agora. O piloto me agradou muito por conseguir ser fiel aos livros, já o segundo episódio me deu uma enorme raiva pelo distanciamento que a série começou a tomar em relação ao conteúdo do livro. Essa raiva durou até o excelente episódio 4 (que ainda é o melhor para esse que voz escreve), foi nesse episódio que passei a confiar nos roteiristas e percebi que poderiam conduzir tudo sem precisar ser 50% fiel aos livros. Ao final desse episódio, posso dizer que estou satisfeito com o andamento de tudo e que The Magicians é fenomenal. 

O ano letivo de Brakebills é bem confuso, em parte pelos feitiços de proteção, sempre fica difícil entender em que período eles estão. Margo ainda esta nas orgias em Ibiza mas Q e companhia ja retornaram do Polo Sul e iniciaram mais um semestre (será que cada ano possui um calendário acadêmico diferente?). A ausência da Margo foi sentida no episódio, mas com a adição de novos personagens pode ser parcialmente superada. Q e Alice ainda estão naquela de rola ou não rola e não conseguem determinar se tudo o que aconteceu no Sul deve ficar no Sul, ou se eles realmente se importam um com o outro. Como sabemos que eles ficarão juntos em breve, os roteiristas podiam juntar ambos logo e acabar com a parte mais enrolada da série, nos livros esse problema é resolvido rapidamente, mas também é durante o intercâmbio. Penny continua sofrendo pela Kady e tentando aprender a usar seus poderes de viajante, e nesse semestre vai se juntar a Alice e Quentin para formar um grupo de estudos obrigatório.

Enquanto as aulas prosseguem, Eliot continua todo apaixonado, fofo e frágil, contando seu maior segredo para Mike, que não compartilha dos mesmos sentimentos. Eliot sempre rouba a cena e nesse episódio não foi diferente, contudo requereu uma carga emocional gigantesca, da qual irei comentar mais para o final.

O núcleo da Julia mudou de ares e agora se passa numa instituição para pessoas com “certos problemas emocionais e psicológicos”. Julia resolve desistir da magia e recebe a visita da nossa querida Marina. Não dá para entender o que essa jovem quer, no momento que sua provável maior inimiga desiste de lutar contra ela, ela vem e faz um discurso para incentivar a batalha. Esse núcleo ainda vai crescer muito, principalmente que ao não desistir da magia, a Julia foi tocada por uma deusa e experimentou novas formas de magia. Algo poderoso e viciante e deve deixar Marina e seus seguidores no chinelo. Também descobrimos que não existe um deus, mas sim deuses e que a magia é algo que eles deixaram para ser usadas, como ferramentas esquecidas. Marina usa as ferramentas esquecidas mas Julia parece que vai ganhar novas desses tais deuses. Só nos resta acompanhar e torcer pela batalha que tanto quero ver.

Voltando para a universidade que é tão segura como Hogwarts, descobrimos que Mike está possuído pela besta do primeiro episódio. Mike consegue ferir mortalmente Penny que só é salvo graças aos conhecimentos de Alice e Quentin sobre Fillory. Fillory se mostra cada vez mais real e descobrimos que a besta deseja apenas fechar todas as portas para esse mundo, o mundo em que provavelmente governa e que ela teme que Quentin ache uma nova porta, nunca explorada. Eliza visita Mike na sala encantada que ele está preso. Depois de trocar algumas farpas, o encontro acaba mal para Eliza, que logo após de descobrirmos que, aparentemente, é a própria Jane Chatwin, é enforcada pela besta. Mike consegue escapar da sala e só não mata nosso querido reitor pois Eliot o mata antes. Sim, nosso apaixonado Eliot foi obrigado a escolher entre a universidade e seu romance e com dor no coração escolheu salvar a universidade. Mas ela estará salva ate quando?

Notas para secundaristas:
– Tragam Margo logo, sinto falta dela
– Julia começa a trilhar o caminho dos livros e parece que ela esta ficando loira, alguém mais tem essa impressão?
– Poxa, ficar matando animais fofinhos de modo brutal é golpe baixo, né?
– Será que existe um deus para quem deixa de estudar e fica assistindo séries?

Marcwz