The Magicians inicia segunda temporada com sua maior audiência

No decorrer da primeira temporada, The Magicians se tornou rapidamente a série número 1 em audiência do canal Syfy, onde é exibida. Sendo o Syfy um canal pago e com uma imagem muito específica (programas e séries de tv na maioria de fantasia e/ou ficção científica) os números, que para um canal aberto não seriam lá grande coisa, logo impressionaram a emissora e uma renovação foi encomendada o mais rápido possível. O canal então fez sua lição de casa e durante o hiatus entre o fim da primeira temporada (13/04/16) e o início da segunda (25/01/17) promoveu sua galinha dos ovos de ouro de melhor maneira possível. Durante esses quase nove meses de pausa, o Syfy divulgou The Magicians até não poder mais: pôsters, ensaios promocionais, entrevistas com os atores, tour pelos cenários, apresentação de novos personagens, tutoriais de feitiços, making of dos efeitos especiais, artigos em sites e revistas especializadas, receitas de bebidas inspiradas na série, pinturas em muros gigantes e etc. Porém, a ação que mais marcou essa divulgação intensa foi definitivamente a experiência interativa ‘Hall of Magic‘. Localizada em uma galeria de arte na cidade de Nova York, a experiência consistia em visitar esse grande espaço onde cada cômodo representava algo específico da série: desde a sala de aula de Brakebills até a floresta de Fillory. Tudo isso durante nova dias, com direito a muita foto, gif, tweet e compartilhamento nas redes sociais. Juntando todo esse material promocional, toda essa movimentação nas redes sociais, toda essa divulgação com trailers e vídeos, com a adição da primeira temporada no catálogo americano da Netflix, a série teve o ‘boom‘ que precisava. E funcionou.

O primeiro episódio da segunda temporada, que agora é exibida as quartas e não mais as segundas, registrou a maior audiência da série: 1,29 milhões de telespectadores. Crescendo cerca de 25% a mais da antiga maior audiência da série: a estreia dupla dos episódios 1.01 e 1.02. E isso só contando quem assistiu ao vivo mesmo. Para se ter uma ideia, na season finale da primeira temporada, The Magicians se despediu de 2016 com 0,68 milhões de telespectadores. Ou seja, o número quase dobrou de um episódio para o outro. O público alvo também aumentou: subiu 33% nos telespectadores de 18 a 49 anos e 24% nos de 25 a 54 anos. Nas redes sociais, os números também dobraram. Se durante a primeira temporada a média de tweets comentando a série era de 148 mil, a premiere da segunda temporada registrou cerca de 327 mil tweets.

Resumindo, são só boas notícias. Se continuar assim, é renovação absoluta. Talvez seja um pouco cedo para falar, porque afinal a segunda temporada acabou de estrear e toda estreia tem números bons. Mas, pelo que parece, os ventos realmente estão à favor da nossa série de magos. O título de série #1 do Syfy ainda vai ser muito difícil de tirar.